Como Funciona uma Bateria Tracionaria - Fragmentum Baterias Whatsapp Fragmentum Baterias Tracionarias

Baterias Tracionarias

Como Funciona uma Bateria Tracionaria

Publicado por Fragmentum Baterias Tracionarias

Publicado por:

Fragmentum Baterias Tracionarias

Tempo de leitura: 5 minutos

Como Funciona uma Bateria Tracionaria | Fragmentum Baterias Tracionarias

Como Funciona uma Bateria Tracionaria: Você sabe como funciona uma Bateria Tracionaria? O acessório tem como princípio ativo chumbo e ácido sulfúrico, ou seja, é um acumulador elétrico. A energia elétrica é convertida em energia química, o que dá sucesso ao processo de fornecimento de energia! Esse é o básico sobre Baterias Tracionarias.

Mas se você quer saber mais a fundo sobre como funciona uma Bateria Tracionaria, quais os seus componentes e como conservar o acessório, continue lendo este artigo! Aqui você obterá dicas e conhecimentos aprofundados sobre o tema.

O que é preciso saber sobre os componentes de uma Bateria Tracionaria para entender seus princípios de funcionamento

Baterias Tracionarias são produtos complexos e fabricados sob encomenda. Na montagem desses acessórios são levadas em conta características únicas e composições químicas fortes. O objetivo é que haja maior condutividade elétrica e duração superior, já que as máquinas alimentadas pelo acessório requerem mais energia.

Os principais componentes necessários para a montagem de uma Bateria Tracionaria são caixa metálica, aço carbono, chumbo e solução de ácido. A caixa reveste a composição interna, que é formada 90% por chumbo. Esse produto, em reação com solução de ácido, acumula energia dentro de suas células. Isso garante combustível para movimentar as máquinas e veículos alimentados pela Bateria Tracionaria.

As Baterias Tracionarias da Fragmentum são construídas na unidade de produção que fica na cidade de Sumaré (SP). Elas são produzidas com placas (+) tubulares (-) empastadas e separadores Daramic. Além disso, possuem vasos selados e pintura eletrostática na caixa de ferro. Tudo isso garante excelência e durabilidade dos acessórios. Se você quer saber mais sobre isso, pode ler nosso artigo sobre os componentes para montagem de uma Bateria Tracionaria clicando aqui.

Como funciona uma Bateria Tracionaria

Agora que você já sabe do que é composta uma Bateria Tracionaria, explicaremos sobre como ela funciona.

No processo de descarga do acessório, acontece a sulfatação das placas, ou seja, o ácido sulfúrico é consumido pelas placas. Isso diminui a densidade e nível do eletrólito. Uma Bateria Tracionaria é descarregada em duas situações: durante seu uso em máquinas, fornecendo energia, ou quando ficam paradas por muito tempo, o que acarreta descarga profunda (e não é recomendado).

No processo de carga de uma Bateria Tracionaria, os gases hidrogênio e oxigênio são expelidos pelas placas, ou seja, acontece o inverso do processo de descarga. Depois, a corrente elétrica atua desprendendo o eletrólito das placas. Durante esse processo, esse eletrólito borbulha, o que é conhecido como gaseificação e deixa o ácido em uma densidade homogênea. Isso tudo faz com que o processo de carga de uma Bateria Tracionaria seja o principal processo para a manutenção do acessório, pois ele retorna à sua condição inicial.

A carga das Baterias Tracionarias deve ser feita sempre em salas específicas para isso. Ter um layout de salas de Baterias Tracionarias adequado pode ajudar o acessório durar por mais tempo e também ajuda as empresas a terem uma operação segura e ágil. Fatores como ventilação, iluminação e segurança da sala são de extrema importância. Para saber mais sobre isso e ainda descobrir como deve acontecer o processo de carga nessas salas, é só clicar aqui.

Ao explicar sobre como funciona uma Bateria Tracionaria, também é importante ressaltar alguns pontos:

– Esteja atento a densidade. O valor ideal para uma bateria carregada é de PH=1.280 g/dm3 à 30° C. A leitura deve ser feita sempre com um densímetro;

– O ideal é que a Bateria Tracionaria esteja a uma temperatura entre 15°C e 30°C para ter um bom desemprenho, e é imprescindível que ela não chegue a mais de 45°C;

– O nível de eletrólito deve estar sempre acima do mínimo e abaixo do máximo;

– Esteja sempre atento aos níveis de água. Caso não consiga visualizar o líquido, adicione água destilada ionizada até que seja possível visualizar. É importante ressaltar que esse processo deve ser executado sempre em final de carga, com o carregador ligado;

– Quem realizará o manuseio de Baterias Tracionarias deve tomar alguns cuidados e utilizar alguns acessórios de segurança. Saiba mais sobre isso clicando aqui;

– Nunca deixe cair água na Bateria Tracionaria. Caso isso ocorra, o ideal é limpar com um pano imediatamente, pois, se cair ácido sulfúrico, a caixa de ferro pode ser contaminada;

– Utilize os equipamentos corretos ao fazer a manutenção de sua Bateria Tracionaria. Para saber mais sobre isso, é só clicar aqui.

Como conservar e aumentar a vida útil de Baterias Tracionarias

Você já sabe como funciona uma Bateria Tracionaria, mas é importante ressaltar que a durabilidade das Baterias Tracionarias está diretamente ligada aos cuidados que você tem com elas. Saber lidar corretamente com esses acessórios também diminui o risco de falhas nos equipamentos que a utilizam no dia a dia. Evitando imprevistos, você também evita gastos adicionais.

São seis cuidados diários que você deve ter para conservar a sua Bateria Tracionaria. Para conhece-los, é só clicar aqui.

Se você ainda ficou com dúvidas, entre em contato com a Fragmentum! Nossos colaboradores são extremamente qualificados e te ajudarão. É só clicar aqui.

ebook

CUIDADOS COM BATERIAS TRACIONARIAS