Baterias Tracionarias
Manutenção Corretiva: O que é, quando fazer e como fazer
Publicado por:
Fragmentum Baterias Tracionarias
Tempo de leitura: 5 minutos
Manutenção Corretiva: Quem trabalha com Baterias Tracionarias já deve ter se perguntado sobre a manutenção corretiva: o que é, quando fazer e como fazer.
A manutenção corretiva é um procedimento efetuado na Bateria Tracionaria quando alguma falha ou pane ocorre. Seu objetivo é tornar o acessório utilizável novamente, em condições seguras.
Mas existem muito mais coisas importante que você deve saber sobre esse tipo de manutenção. Portanto, se você quer saber mais sobre manutenção corretiva: o que é, quando fazer e como fazer, continue lendo este artigo!
Como funcionam uma Bateria Tracionaria
A utilização de Baterias Tracionarias é muito ampla. Também conhecidas como Baterias de Ciclo Profundo, os acessórios são muito usados no nicho industrial, desde veículos menores até grandes plataformas.
Para entender melhor sobre a manutenção corretiva: o que é, quando fazer e como fazer, é importante que você conheça um pouco melhor sobre os componentes da Bateria Tracionaria e como ela funciona.
Conforme explicamos nesse artigo, Baterias Tracionarias são produtos complexos. Os principais componentes necessários para a montagem de uma Bateria Tracionaria são caixa metálica, aço carbono, chumbo e solução de ácido.
A caixa reveste a composição interna, que é formada 90% por chumbo. Esse produto, em reação com solução de ácido, acumula energia dentro de suas células. Isso garante combustível para movimentar as máquinas e veículos alimentados pela Bateria Tracionaria.
Manutenção corretiva pode ajudar a aumentar a vida útil da Bateria Tracionaria
A duração de Baterias Tracionarias varia. As baterias da Fragmentum possuem utilização média de um turno de 8 horas. A expectativa de vida útil desses acessórios gira em torno de oito anos após sua fabricação.
Mas estimar a vida útil e tempo trabalhado de Baterias Tracionarias depende totalmente da forma como são utilizadas e dos cuidados aplicados a elas. Diversos fatores são essenciais a serem observados para aumentar a expectativa de vida útil desses acessórios, como abastecimento de água e aferição de corrente elétrica nos calibradores. E o procedimento de manutenção corretiva também pode prolongar a vida útil do acessório! Isso porque se a Bateria Tracionaria apresenta alguma falha, é muito provável que seja possível corrigi-la na manutenção, evitando a necessidade de descartá-la.
[/vc_column_text][vc_row_inner css=”.vc_custom_1567524123549{margin-top: 80px !important;margin-bottom: 80px !important;background-image: url(https://fragmentum.srv.br/wp-content/uploads/2019/09/baterias_tracionarias_section-1.png?id=697) !important;}” el_id=”bg_qualidadebaterias”][vc_column_inner width=”1/2″][vc_empty_space height=”340″][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/2″ css=”.vc_custom_1567524265480{margin-top: 31px !important;padding-top: 40px !important;padding-right: 40px !important;padding-bottom: 40px !important;padding-left: 40px !important;background-color: #00a652 !important;}”][vc_icon icon_fontawesome=”fa fa-bolt” color=”white”][vc_column_text]
Cadastro Newsletter
Tipos de falhas que requerem Manutenção Corretiva
Ao falarmos de manutenção corretiva: o que é, quando fazer e como fazer, é importante explicarmos quais são os tipos de falhas que ela pode corrigir.
Basicamente, podemos dizer que existem dois tipos de falhas: a potencial e a funcional.
A falha potencial é uma falha recente na Bateria Tracionaria, basicamente em estágio inicial. São os indícios de que algo está errado, mesmo que equipamento que utiliza a bateria ainda esteja desempenhando sua função.
Caso a falha potencial não seja tratada, a Bateria Tracionaria poderá vir a ter uma falha funcional. Esse segundo tipo de falha se caracteriza quando o acessório já não é mais capaz de desempenhar sua função.
Manutenção Corretiva: Quando fazer e como fazer
Dentro do tema manutenção corretiva: o que é, quando fazer e como fazer, você já aprendeu o que é esse procedimento. Agora, vamos abordar os outros tópicos.
Vimos que a manutenção corretiva tem a função de corrigir falhas e prolongar o tempo de vida útil da Bateria Tracionaria. Mas existem basicamente dois tipos de manutenções corretivas e nós vamos explicar quando fazer cada uma delas.
A manutenção corretiva programada deve ser realizada para eliminar uma falha potencial antes que ela evolua para uma falha funcional. E essa manutenção, como seu nome diz, pode ser programada. Mas isso deve ocorrer apenas se a falha não trouxer risco direto à segurança dos colaboradores que lidam com ela no dia a dia ou se a falha não está gerando problemas de qualidade.
O outro tipo de manutenção corretiva é o emergencial. Como seu próprio nome expõe, a manutenção corretiva emergencial é um procedimento de emergência, que deve ser realizado quando ocorre uma falha funcional na Bateria Tracionaria. Esse tipo de manutenção também pode ser realizada em outras três circunstâncias:
- Se houve algum acidente ou se existe possibilidade disso acontecer;
- Se existe algum problema que esteja agredindo o meio ambiente ou se existe possibilidade disso acontecer;
- Se existe algum problema que esteja comprometendo a qualidade do produto ou se existe possibilidade disso acontecer.
Para fazer qualquer tipo de manutenção corretiva, é preciso procurar profissionais capacitados. Por isso, se você constatou problemas e precisa realizar uma manutenção na sua Bateria Tracionaria, entre em contato com a Fragmentum! Contamos com uma equipe especializada e exclusiva para realizar o procedimento.