Quais os três tipos de manutenção de Baterias Tracionarias - Fragmentum Whatsapp Fragmentum Baterias Tracionarias

Baterias Tracionarias

Quais os três tipos de manutenção de Baterias Tracionarias

Publicado por Fragmentum Baterias Tracionarias

Publicado por:

Fragmentum Baterias Tracionarias

Tempo de leitura: 5 minutos

Quais os três tipos de manutenção de Baterias Tracionarias | Fragmentum Baterias Tracionarias

Quais os três tipos de manutenção de Baterias Tracionarias: Se você quer conhecer quais os três tipos de manutenção de Baterias Tracionarias, este post é para você!

Cada um desses três tipos de manutenção é indicado para uma situação específica. Mas, basicamente, todas as manutenções têm o mesmo propósito: manter a Bateria Tracionaria e os equipamentos alimentados por ela em pleno funcionamento, garantindo que as funções sejam desempenhadas de forma eficiente. Fazer manutenções nas baterias pode, inclusive, aumentar sua expectativa de vida útil.

Continue lendo este artigo e conheça quais os três tipos de manutenção de Baterias Tracionarias e para qual situação cada uma é indicada!

Como funcionam as Baterias Tracionarias

A manutenção de Baterias Tracionarias sofreu modificações e evoluiu ao longo do tempo. Atualmente, novas tecnologias foram incorporadas no procedimento e novas técnicas e processos foram desenvolvidos. Isso tudo resulta em manutenções mais eficazes e rápidas.

Mas, para que você entenda quais os três tipos de manutenção de Baterias Tracionarias e quando devem ser aplicadas, é necessário que conheça mais a fundo como funcionam as baterias.

Uma Bateria Tracionaria é um produto complexo. Os principais componentes utilizados na fabricação de Baterias Tracionarias são caixa metálica, aço carbono, chumbo e solução de ácido. A caixa reveste a composição interna, que é formada 90% por chumbo. Esse produto, em reação com solução de ácido, acumula energia dentro de suas células. Isso garante combustível para movimentar as máquinas e veículos alimentados pela Bateria Tracionaria.

As Baterias Fragmentum, conforme explicamos nesse outro artigo, são ecológicas e fabricadas sob encomenda. Isso acontece porque, durante a fabricação de Baterias Tracionarias, são levadas em conta características únicas e composições químicas fortes. O objetivo é que haja maior condutividade elétrica e duração superior, já que as máquinas alimentadas pelo acessório requerem mais energia.

Quais os três tipos de manutenção de Baterias Tracionarias: Manutenção corretiva

A manutenção mais antiga que existe é a corretiva. Como o próprio nome sugere, a manutenção corretiva tem o objetivo de corrigir falhas, panes e defeitos. Seu objetivo é tornar o acessório utilizável novamente, em condições seguras.

Existem dois tipos de manutenções corretivas e cada uma delas é indicada para corrigir uma falha:

  • Manutenção corretiva planejada (programada): Indicada para eliminar uma falha potencial, que é uma falha recente na Bateria Tracionaria, em estágio inicial. São os indícios de que algo está errado, mesmo que equipamento que utiliza a bateria ainda esteja desempenhando sua função.
  • Manutenção corretiva não planejada (emergencial): Como seu próprio nome diz, essa manutenção é um procedimento de emergência, que deve ser realizado quando ocorre uma falha funcional na Bateria Tracionaria. A falha funcional é, basicamente, uma evolução da falha potencial, sendo caracterizada quando o acessório já não é mais capaz de desempenhar sua função.

Quais os três tipos de manutenção de Baterias Tracionarias: Manutenção preventiva

A manutenção preventiva de Baterias Tracionarias visa evitar quebras, falhas e problemas. É recomendados que esse procedimento seja feito a cada 90 dias nos acessórios.

Confira três vantagens em realizar periodicamente a manutenção preventiva de Baterias Tracionarias:

1) Aumento da durabilidade: Baterias Tracionarias estão sujeitas a perder autonomia ao longo de sua utilização. As Baterias Tracionarias da Fragmentum têm autonomia de 1600 ciclos e expectativa de vida útil que gira em torno de cinco a oito anos após sua fabricação. Porém, sua durabilidade pode ser prolongada com a realização de manutenção preventiva e o acessório pode durar até 12 anos.

2) Prevenção de falhas de funcionamento: Dar cargas incompletas nas Baterias Tracionarias (retirar a bateria antes da carga estar 100% completa) é algo não recomendado. Porém, isso pode estar acontecendo sem que se perceba: o carregador utilizado pode ter uma corrente abaixo do especificado, o que gera um efeito similar ao carregamento incompleto. Isso pode vir a gerar falhas no funcionamento do acessório. Na manutenção preventiva isso é observado e corrigido.

3) Evita explosões: Devido as composições químicas fortes presentes dentro de uma Bateria Tracionaria, alguns fatores podem levar a sua explosão. Nem sempre são itens visíveis no dia a dia. Coisas como válvulas abertas, tampas danificadas, cabos soltos e conectores oxidados gerando faíscas podem causar acidentes e explosões. Esses componentes são checados durante a manutenção preventiva. Por isso, é recomendado que ela seja feita a cada 90 dias.

Quais os três tipos de manutenção de Baterias Tracionarias: Manutenção preditiva

A manutenção preditiva é a mais moderna entre os três tipos de manutenção de Baterias Tracionarias. Ela é um método que visa indicar as condições de funcionamento e desempenho dos acessórios em tempo real através de softwares e equipamentos.

A manutenção preditiva de Baterias Tracionarias pode ser aplicada para o acompanhamento de condições elétricas, mecânicas, hidráulicas e pneumáticas.

Onde realizar manutenção de Baterias Tracionarias

Agora que você já conhece quais os três tipos de manutenção de Baterias Tracionarias, saiba que pode realizar os processos na Fragmentum!

Temos profissionais capacitados para realizar manutenções corretivas e preventivas de Baterias Tracionarias de forma segura e eficiente. Para saber mais ou solicitar um orçamento, basta entrar em contato conosco clicando aqui.

ebook

CUIDADOS COM BATERIAS TRACIONARIAS