Tipos de baterias para empilhadeiras - Fragmentum Baterias Tracionarias Whatsapp Fragmentum Baterias Tracionarias

Empilhadeira

Tipos de baterias para empilhadeiras

Publicado por Fragmentum Baterias Tracionarias

Publicado por:

Fragmentum Baterias Tracionarias

Tempo de leitura: 6 minutos

Tipos de baterias para empilhadeiras | Fragmentum Baterias Tracionarias

Empilhadeiras são máquinas presentes em praticamente todo tipo de atividade que envolva a locomoção e o transporte de cargas. E um detalhe importante para ressaltar é que existem muitos tipos de baterias para empilhadeiras.

Por isso, é normal que quem vá começar a trabalhar com empilhadeiras fique confuso com tantas opções.

Para esclarecer de uma vez por todas as dúvidas sobre o tema, criamos este artigo! Se você procura um guia simples e claro sobre tipos de baterias para empilhadeiras, este post é para você.

Como identificar o tipo de bateria ideal para sua empilhadeira

Cada tipo de empilhadeira é alimentada por um tipo de bateria. Algumas empilhadeiras semielétricas, por exemplo, trabalham muito bem com baterias automotivas.

Para entender qual o tipo de bateria é mais indicado para cada empilhadeira, a dica mais simples é consultar o manual do fabricante. Nesse documento é possível certificar-se de qual é, exatamente, o tipo de bateria adequado para a empilhadeira com a qual você trabalha ou pretende trabalhar.

Mas, no geral, entre os tipos de baterias para empilhadeiras existentes, as mais indicadas são as Baterias Tracionarias.

As Baterias Tracionarias são as mais indicadas para empilhadeiras porque elas possuem uma liga de chumbo, especialmente desenvolvida para proporcionar resistência e condutividade elétrica extremamente superiores as de baterias automotivas, por exemplo.

Como funciona uma Bateria Tracionaria para empilhadeira

A liga de chumbo é um dos elementos-chave das Baterias Tracionarias para empilhadeiras, mas existem outros importantes.

Basicamente, as Baterias Tracionarias são compostas por caixa metálica, aço carbono, chumbo e solução de ácido.

A caixa reveste a composição interna, que é formada 90% por chumbo. Esse produto, em reação com solução de ácido, acumula energia dentro de suas células. Isso garante combustível para movimentar as empilhadeiras alimentadas pela Bateria Tracionaria.

Na montagem de uma Bateria Tracionaria são levadas em conta características únicas e composições químicas fortes. O objetivo é que haja maior condutividade elétrica e duração superior, já que as empilhadeiras alimentadas pelo acessório geralmente requerem muita energia. Por isso, as Baterias Tracionarias são fabricadas sob encomenda.

Tipos de baterias para empilhadeiras

Como já dissemos, entre os tipos de baterias para empilhadeiras existentes, as mais indicadas são as Baterias Tracionarias. Mas existem subtipos de fontes de energia dentro do universo das Baterias Tracionarias.

Para entender qual é mais indicado para cada modelo de empilhadeira e acertar na compra da sua, confira as dicas abaixo:

Empilhadeira elétrica patolada (com torre): esse tipo de empilhadeira precisa de baterias potentes, porque seu grupo de patolas tem uma grande demanda energética. Por isso, essas máquinas são alimentadas por baterias de 12V. No caso dos modelos de empilhadeiras patoladas com plataforma, a capacidade necessária é de 270/320ah. Já as que não possuem plataformas podem usar fontes de energia com capacidade de 210/24ah.

Empilhadeira elétrica retrátil: nesse tipo de empilhadeira, é preciso ativar um conjunto de garfos e, por conta desse acionamento, as baterias que alimentam essas máquinas precisam ter entre 48 e 60 V. Em relação à capacidade, o ideal é uma fonte de energia 500/600ah.

Empilhadeira elétrica contrabalanceada: esse é o tipo de empilhadeira que possui uma exigência de capacidade ainda maior, porque normalmente é uma máquina usada em inclinações ou pisos irregulares. Por isso, o ideal é usar nesse tipo de empilhadeira baterias de, no mínimo, 80 V. A capacidade de fonte de energia precisa ser, de no mínimo, 1.000ah. Caso contrário, a bateria não dará conta da demanda.

Como aumentar a vida útil da sua Bateria Tracionaria para empilhadeira

Agora que você já conhece os tipos de baterias para empilhadeiras, deixaremos aqui algumas dicas para você aumentar a vida útil da bateria.

A principal delas é: faça manutenções preventivas a cada 90 dias e manutenções corretivas assim que identificar algum tipo de mal funcionamento. Você pode ler tudo sobre manutenções de Baterias Tracionarias clicando aqui.

Confira abaixo outras 7 dicas para usar bem sua Bateria Tracionaria, aumentando sua vida útil:

Repouso após a Carga: após terminar o regime de carga, a bateria deve ficar em repouso, no mínimo por 1 hora. Isso é necessário para que haja homogeneização do eletrólito, evitando, assim, que a temperatura tenha uma evolução contínua durante a operação de carga e descarga.

Temperatura: a temperatura máxima que a bateria deve atingir é de 45ºC, não devendo ser ultrapassada. Se uma bateria estiver com valores superiores a este durante o regime de carga, deve-se desligar o carregador e esperar que a temperatura abaixe.

Manuseio: realizar o manuseio das Baterias Tracionarias de forma errada pode causar sérios danos ao acessório. Por isso, não suspenda a bateria com as correntes inclinadas, pois isso fará uma pressão na caixa de ferro, podendo rachar os vasos. As correntes devem ficar na vertical. É muito importante ressaltar que você nunca deve mover a bateria através dos cabos.

Densidade Alta: a bateria não deve operar com densidade superior ao seu valor nominal (1280± 10g/dm3 à 30ºC). Caso isto aconteça, deve-se verificar se os indicadores de nível estão corretos e aplicar uma carga de equalização para correção de densidade.

Tensão Mínima de Operação: durante o uso da bateria na máquina, não permitir que a mesma atinja valores de tensão abaixo de 1,70 v.p.e. e densidade menor que 1.140g/dm3.

Armazenamento: a bateria pode ficar armazenada por um período de até 30 dias estando plenamente carregada. Após este período, a bateria deve receber uma carga de equalização, podendo ser armazenada por um período igual ao primeiro. Porém, o armazenamento de ser feito em uma sala de Baterias Tracionarias com layout específico. A gestão correta dessa sala também é muito importante.

Adição de Água Destilada ou Deionizada: durante o processo de carga a bateria libera, através de eletrólise da água, gases de hidrogênio e oxigênio. Portanto, durante o regime de carga a bateria perde apenas água, diminuindo o nível do eletrólito, devendo ser completado apenas com água destilada ou deionizada. Quando for utilizado o sistema de rolhas flip-top, a adição de água destilada para acerto de nível ou densidade do eletrólito, deve ser feita com o carregador ligado à bateria, após ter atingido no mínimo 2/3 de carga (nunca no início da carga, ou sem a bateria estar ligada no carregador).

Dúvidas? Entre em contato conosco!

Agora você já conhece os tipos de baterias para empilhadeiras. Mas, se ainda ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco!

Aqui na Fragmentum temos uma equipe de especialistas para te atender da melhor forma possível. Basta clicar aqui.

ebook

CUIDADOS COM BATERIAS TRACIONARIAS