Baterias Tracionarias
A importância do descanso das Baterias Tracionarias
Publicado por:
Fragmentum Baterias Tracionarias
Tempo de leitura: 4 minutos
Descanso das Baterias Tracionarias: Ter um tempo para o descanso das Baterias Tracionarias é essencial para manter o acessório funcionando bem. Além disso, a ação previne acidentes e pode prolongar a vida útil da bateria.
Para saber por quanto tempo você deve fazer o descanso das Baterias Tracionarias, continue lendo este artigo! Explicaremos tudo que você precisa saber sobre o tema para evitar imprevistos e custos extras.
Componentes das Baterias Tracionarias
O descanso das Baterias Tracionarias é essencial porque esses acessórios são produtos complexos, que possuem composições químicas fortes.
Os principais componentes necessários para a montagem de uma Bateria Tracionaria são caixa metálica, aço carbono, chumbo e solução de ácido. A caixa reveste a composição interna, que é formada 90% por chumbo. Esse produto, em reação com solução de ácido, acumula energia dentro de suas células. Isso garante combustível para movimentar as máquinas e veículos alimentados pela Bateria Tracionaria.
Devido a essa composição, é necessário estar atento ao local onde será feito o armazenamento e o descanso das Baterias Tracionarias.
[+] 3 MOTIVOS PARA FAZER MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE BATERIAS TRACIONARIAS
Onde realizar o Armazenamento e Descanso das Baterias Tracionarias
É indicado que os acessórios sejam guardados em uma sala específica. Essa sala é o local ideal para também realizar o descanso das Baterias Tracionarias.
O Layout de Salas de Baterias Tracionarias apropriado ajuda as empresas a terem uma operação segura e ágil. Nessa sala, além do descanso e armazenamento das Baterias Tracionarias, podem ser feitos os processos de carregamento, troca e manutenção dos acessórios de maneira qualificada.
As orientações da legislação são de que as salas de Baterias Tracionarias devem ser cobertas, com recipientes que possam evitar derramamentos e pisos impermeabilizantes.
A sala deve ser organizada, limpa, grande e bem ventilada. É recomendado que a temperatura de armazenamento de Baterias Tracionarias seja de 15ºC, mas isso pode variar um pouco para mais ou para menos, não ultrapassando os 45ºC. Outro fator essencial a ser considerado em uma sala de Baterias Tracionarias é a iluminação, que deve ser feita preferencialmente com equipamentos que tenham disjuntores a prova de explosão. Para saber mais sobre, é só clicar aqui.
A importância e as recomendações para realizar o Descanso das Baterias Tracionarias
As Baterias Tracionarias têm como princípio ativo chumbo e ácido sulfúrico e, por isso, são chamadas de “acumuladores elétricos”. Ou seja: são dispositivos eletroquímicos que convertem energia elétrica em energia química, o que proporciona o sucesso do processo de fornecimentos de energia.
Enquanto ocorre a descarga da Bateria Tracionaria (quando ela está alimentando algum acessório que a utiliza) , o ácido sulfúrico está sendo consumido pelas placas, o que vai diminuindo a densidade e nível do eletrólito. Durante a descarga acontece a sulfatação de suas placas.
No processo de carga (quando a Bateria Tracionaria está conectada ao carregador), o que acontece é o inverso: enquanto a Bateria Tracionaria é carregada, os gases hidrogênio e oxigênio vão sendo expelidos das placas.
Por isso, quando a bateria está ligada no carregador, é gerada uma energia nas placas positivas e negativas do acessório, o que provoca o aquecimento na bateria e na sala. Esse é o motivo pelo qual é necessário realizar o descanso das baterias.
As recomendações de como fazer o descanso das Baterias Tracionarias são muito simples: ao final da carga, a bateria deve ter duas horas de descanso, a fim de atingir uma temperatura mais baixa para ser usada corretamente e com segurança.
Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato com a Fragmentum! Nossa equipe está pronta para te atender. Basta clicar aqui.