Ciclos da Bateria Tracionaria - Fragmentum Baterias Whatsapp Fragmentum Baterias Tracionarias

Baterias Tracionarias

Ciclos da Bateria Tracionaria

Publicado por Fragmentum Baterias Tracionarias

Publicado por:

Fragmentum Baterias Tracionarias

Tempo de leitura: 5 minutos

Ciclos da Bateria Tracionaria | Fragmentum Baterias Tracionarias

Como funcionam os ciclos da Bateria Tracionaria: Os ciclos da Bateria Tracionaria servem para medir a vida útil do acessório. Essa vida útil varia de acordo com as manutenções e o processo de descarga e carga da bateria. Isso porque cada ciclo representa uma descarga e uma carga. Os produtos químicos utilizados nesses acessórios e os procedimentos de sua fabricação são o que determinam quantos ciclos essa bateria terá.

Para entender como aproveitar da melhor forma os ciclos da Bateria Tracionaria e aumentar a vida útil do acessório, continue lendo este artigo! Ele está cheio de dicas e explicações para você tirar o máximo proveito da sua bateria.

O que determina os Ciclos da Bateria Tracionaria

Como dissemos anteriormente, o que determina quantos ciclos a Bateria Tracionaria terá são os produtos químicos utilizados nesses acessórios.

Os principais produtos e componentes usados na montagem das Baterias Tracionarias da Fragmentum são caixa metálica, aço carbono, chumbo e solução de ácido. A caixa reveste a composição interna, que é formada 90% por chumbo. Esse produto, em reação com solução de ácido, acumula energia dentro de suas células.

Na montagem desses acessórios são levadas em conta características únicas e composições químicas fortes, com o objetivo de que haja maior condutividade elétrica e duração superior. O processo de fabricação de uma Bateria Tracionaria realizado de forma correta resulta em um produto seguro e com excelente custo-benefício.

Como tirar maior proveito dos Ciclos da Bateria Tracionaria

As Baterias Tracionarias da Fragmentum são produzidas com elementos premium e, por isso, têm autonomia de até 1600 ciclos. Sua vida útil gira em torno de cinco anos após sua fabricação.

Como cada ciclo da Bateria Tracionaria representa uma descarga e uma carga, não utilizar corretamente a capacidade que a bateria oferece pode prejudicar diretamente sua vida útil. Por exemplo: uma Bateria Tracionaria Fragmentum possui utilização média de um turno de 8 horas. Se o operador utilizar apenas 50% da bateria e já a colocar em carga e não deixar cumprir o ciclo de carga completo, isso pode causar uma sulfatação das placas, impedindo-as de armazenar energia/segurar carga. Isso diminuirá a expectativa de vida útil do produto.

Por isso, se você quer aumentar o tempo de duração desse acessório, ele deve ser utilizado até seu limite e, depois, ser carregado até seu final de carga!

A importância das Salas de Baterias Tracionarias

Além de utilizar de forma eficiente os ciclos da Bateria Tracionaria, existem outros cuidados que podem ser aplicados a curto, médio e longo prazo para aumentar a vida útil do acessório.

A primeira orientação é que o armazenamento das Baterias Tracionarias deve ser feito em uma sala especialmente preparada para isso. Nessa sala também devem ser feitos os processos de carregamento, troca e manutenção dos acessórios de maneira qualificada.

De acordo com a legislação, o armazenamento de Baterias Tracionarias e carregadores deve ser feito em uma sala coberta, com recipientes que possam evitar derramamentos e pisos impermeabilizantes.

A sala deve ser organizada, limpa, grande e bem ventilada. É recomendado que a temperatura de armazenamento de Baterias Tracionarias seja de 15ºC, mas isso pode variar um pouco para mais ou para menos, não ultrapassando os 45ºC. Outro fator essencial a ser considerado em uma sala de Baterias Tracionarias é a iluminação, que deve ser feita preferencialmente com equipamentos que tenham disjuntores a prova de explosão. Para saber mais sobre a sala de Baterias Tracionarias, é só clicar aqui.

Dicas para aumentar a Vida Útil das Baterias Tracionarias

A médio e longo prazo, os melhores cuidados para aumentar a vida útil das Baterias Tracionarias são realizações de manutenções preventivas e corretivas.

A manutenção preventiva de Baterias Tracionarias deve ser feita a cada 90 dias e pode prevenir falhas de funcionamento e evitar explosões. Já a manutenção corretiva tem como finalidade corrigir falhas potenciais e funcionais.

A curto prazo, existem cuidados que devem ser aplicados diariamente para aumentar a durabilidade de Baterias Tracionarias:

  • Evite deixar a Bateria Tracionaria descarregada por muitas horas;
  • Não trabalhe com a Bateria Tracionaria muito aquecida. Quando o indicador de carga da bateria estiver vermelho, é o momento de recarregá-la;
  • Cuidado para não transbordar água e solução ácida ao abastecer a Bateria Tracionaria. Também esteja atento para não faltar água na bateria;
  • Cuidado com trepidações. Em pisos irregulares e em manobras bruscas pode acontecer um fenômeno onde a massa se desprende das placas e fica alojada no fundo da Bateria Tracionaria;
  • Trave corretamente a Bateria Tracionaria no equipamento que irá utilizá-la para que ela não saia do lugar;
  • Atente-se à temperatura da Bateria Tracionaria também antes da carga. Ela deve estar sempre abaixo de 40°C.

Se você ainda tem dúvidas sobre os ciclos da Bateria Tracionaria, pode entrar em contato conosco! Temos um time de especialistas preparados para atendê-lo. É só clicar aqui.

ebook

CUIDADOS COM BATERIAS TRACIONARIAS