[5 Dicas] Como cuidar das Baterias Tracionarias | Fragmentum Baterias Tracionarias Whatsapp Fragmentum Baterias Tracionarias

Dicas

Como cuidar das baterias tracionarias e elevar seu tempo de vida útil adotando essas 5 dicas

Você sabe como cuidar das baterias tracionarias da sua empilhadeira? Se a resposta for não, então você está no lugar certo!

A verdade é que os equipamentos elétricos são tão eficientes quanto os de combustão.

Publicado por Fragmentum Baterias Tracionarias

Publicado por:

Fragmentum Baterias Tracionarias

Tempo de leitura: 3 minutos

Como cuidar das baterias tracionarias e elevar seu tempo de vida útil adotando essas 5 dicas | Fragmentum Baterias Tracionarias

Contudo, para que as baterias utilizadas nesses equipamentos tenham uma boa durabilidade, é necessário tomar alguns cuidados básicos.

Fazer uma manutenção preventiva, por exemplo, é um cuidado importante e que não pode ser deixado de lado.

Isso porque, além dela elevar o tempo de vida útil da bateria, realizando esse tipo de manutenção, você ainda elimina o risco de ter falhas no dia a dia do negócio, o que irá aumentar os custos com o equipamento e diminuir a produtividade do empreendimento.

Continue lendo esse post e confira algumas dicas de como cuidar das baterias tracionarias.

1- Como cuidar das baterias tracionarias: Atenção as altas temperaturas

As altas temperaturas afetam diretamente a durabilidade das baterias. Isso porque, elas acabam deteriorando pouco a pouco esses acessórios.

Logo, se você usar a empilhadeira um turno inteiro, deixe o equipamento parando por tempo suficiente para a bateria esfriar por completo.

2- Não use baterias muito próximas uma da outra

Deixar as baterias próximas demais, de modo que elas encostem uma na outra também acaba diminuindo a vida útil desses acessórios. Quando elas estão encostadas ou próximas demais, fica mais difícil dissipar o calor.

Com isso, uma verdadeira avalanche térmica acontece, causando estragos nas baterias. Por isso, uma das dicas sobre como cuidar das baterias tracionarias é instalar cada uma com um espaçamento mínimo de 10mm entre cada uma.

3- Como cuidar das baterias tracionarias: Cuidado com o carregamento

Carregar as baterias excessivamente, ou, não carregar o suficiente também pode prejudicar a vida útil delas.

O excesso de carregamento, por exemplo, gera calor excessivo o que deteriora o acessório. Mas, se você também deixar de carregar as baterias de forma suficiente, pode provocar a sulfatação das placas, e até mesmo falhas no funcionamento delas.

Por isso, se atente ao tempo de carregamento. Sempre siga aquilo que o fabricante recomenda.

4- Manutenção sempre

Muita gente não sabe, mas as baterias também exigem uma manutenção periódica. Através das manutenções periódicas que é possível identificar possíveis problemas e falhas de uso desses acessórios.

Existem três tipos de manutenções que devem ser feitas. As trimestrais verificam desde a corrente de carga até a temperatura. Além disso, também é feita uma inspeção visual, e a tensão de flutuação.

As semestrais verificam a resistência ôhmica dos objetos. E nas anuais, além dos elementos verificados nas trimestrais e semestrais, também é verificado o torque dos parafusos e o ripple.

5- Avalie a tensão de flutuação

A tensão de flutuação também interfere diretamente na vida útil das baterias. O valor da tensão vai depender diretamente do tipo e modelo do acessório, mas, de maneira geral a mais utilizada é a de 13,65V.

Se você deixar as baterias abaixo da tensão mínima, corre o risco de ocorrer a sulfatação das placas. Já se você deixar a tensão acima do máximo, corre o risco de sobrecarregar os acessórios e gerar a chamada morte prematura das baterias.

Colocando essas dicas de como cuidar das baterias tracionarias, será mais fácil aumentar a durabilidades desses acessórios, bem como melhorar a produtividade dentro do seu negócio.

Conteúdo recomendado:

CUIDADOS COM BATERIAS TRACIONARIAS