Baterias Estacionárias
Como funciona uma Bateria Selada VLRA?
Publicado por:
Fragmentum Baterias Tracionarias
Tempo de leitura: 7 minutos

Hoje apresentaremos a você todas as características e informações sobre a bateria selada VLRA. Por meio dela é possível que você tenha economia e igualmente mais segurança durante o uso e manuseio. Também traremos informações importantes sobre os usos da VLRA e as vantagens desse modelo.
As baterias seladas VLRA trazem mais segurança para o usuário assim como trazem mais liberdade para o uso do equipamento.
A bateria selada VLRA consistem em um tipo de bateria estacionária, mas como o nome sugere, possui um tipo de vedação a qual permite que a bateria possa ter uso em praticamente qualquer posição. Ao mesmo tempo essa alteração na posição de uso não causa nenhum tipo de problema para o usuário e não traz riscos.
Mesmo com a alteração da posição, como a bateria está selada, não há chances de vazamento do eletrólito da bateria.
As baterias não seladas, por sua vez, não possuem essa proteção. Nesse caso são baterias estacionárias que devem ter seu uso feito na posição original a qual foram projetadas. Qualquer tipo de mudança pode prejudicar sua usabilidade e trazer riscos ao usuário.
Tanto operadores quanto o próprio usuário e o equipamento estão expostos a riscos quando a bateira estacionária não selada é mudada de posição.
Bateria selada VLRA
Comumente a bateria selada recebe o nome de bateria selada, bateria selada VLRA, ou apenas de bateria VLRA. Todos os nomes mencionados estão corretos e dizem respeito ao mesmo equipamento.
A sigla VLRA abrevia Valve Regulated Lead Acid e isso, na prática, significa que esse modelo de bateria possui válvulas internas que são responsáveis por regular a pressão da bateria. São essas válvulas que protegem o equipamento de explosões e a tornam mais seguras para os operadores.
As baterias VLRA são baterias construídas a partir de uma relação chumbo-ácido. Combinação já bem utilizada em diferentes aplicações e com boas recomendações.
Por suas características consistem em baterias construídas para utilizações em aplicação de modo estacionário. Ou seja, modo no qual a bateria permanece estática durante o seu uso.
Todavia, o ácido dessa bateria, o seu componente ácido, conhecido como eletrólito está envolto em um tipo de manta porosa que faz com que o seu vazamento se torne impossível. É isso que traz segurança para o equipamento.
Quando abateria é selada, podemos dizer que o seu material ácido, o seu eletrólito, está envolto em uma manta composta por fibra de vidro que evita que ele vaze do interior da bateria, quando está sendo utilizada em transporte ou é mudada de posição.
Bateria selada VLRA não emite gases
A emissão de gases é um processo normal em uma bateria chumbo ácido, mas em uma bateria selada VLRA essa emissão não ocorre.
Em uma bateria selada VLRA devido às válvulas de regulação assim como de outros mecanismos internos presentes na bateria a mesma realiza um processo de recombinação dos gases que seriam emitidos e não permite que sejam eliminados. Isso traz mais segurança mitigando os riscos de explosões. Claro que para isso a mesma deve ser utilizada em condições normais e respeitando as determinações do fabricante.
Baterias não seladas apresentam maiores chances de explosões, isso quando comparado a baterias seladas.
Bateria indicada para ambientes fechados
Caso você utiliza a bateria em um ambiente fechado, com a presença de pessoas, ou utilize dentro de outro equipamento, é imprescindível a adoção da bateria selada VLRA. Ela garante que não haverá risco de contaminação as pessoas presentes, tão como não as expõe ao risco de explosão.
Baterias não seladas são mais propensas a ocorrência de incêndio e explosões. Dessa forma, estão contraindicadas para ambientes fechados, pequenos e com a presença de outras pessoas, ao mesmo tempo que dentro de equipamentos.
Vida útil de dez anos
As baterias seladas VLRA apresentam um tempo de vida útil longo que pode variar de cinco a dez anos. Tudo depende das condições de armazenamento e igualmente de uso. Quão mais rigoroso for o seu cumprimento as determinações do fabricante maior será a durabilidade do seu equipamento.
Quanto maior for a vida útil do seu equipamento maior será a economia não precisando realizar a substituição do equipamento tão cedo.
Modelos de baterias seladas
Há no mercado diferentes modelos de baterias seladas VLRA. Dentre as mais conhecidas temos a de 12V. Mas é possível encontrar também de 24V, bem como de 2V, 6V e 12V.
Escolher o modelo de acordo com sua tensão e capacidade depende sobretudo das suas necessidades e do que você espera e precisa do equipamento.
Entre a quantidade de energia que tais baterias podem armazenar também temos uma variedade bem grande no mercado que pode ir de um pouco mais de um ampère-hora a até dois mil ampère-hora.
Diferentes combinações no modelo escolhido podem tornar o produto mais caro ou mais barato.
A bateria selada que possui maior saída no mercado é a de 12V com sete ampère-hora. Mas para que você escolha a sua é preciso levar em consideração as suas necessidades.
Diferentes tipos de VLRA
O tipo mais comum de VLRA é de fato a bateria VLRA ácido-chumbo AGM. A mesma acaba sendo encontrada sobretudo em diferentes aplicações das mais diversas. Dentre as principais aplicações está nobreaks, sistemas de alarmes, luz de emergência e outras.
A bateria VLRA ácido-chumbo AGM é uma bateria com bom desempenho e isenta de manutenção.
Pode ser um modelo de bateria utilizada em carros elétricos de pequeno porte bem como balanças e brinquedos infantis.
Aqui temos o respeito as características de uma bateria com eficiente sistema de carga e descarga.
Bateria VLRA gel
Esse é outro modelo de VLRA. Estamos falando da bateria VLRA ácido-chumbo gel. A diferença entre a bateria gel e a AGM é bem técnica. Em ambos os casos o eletrólito está suspenso e protegido, mas no caso especial da AGM a sua célula é classificada como úmida.
Como o nome sugere, essa bateria possui o seu composto ácido imóvel preso em um tipo de uma geleia. O ácido está preso em um tipo de espessante para se manter imóvel.
Por ter o seu composto ácido em forma de gel, a bateria selada VLRA é efetivamente a melhor para situações em que a posição pode ser alterada no uso, manejo ou armazenamento. Pode ser usada em qualquer posição e, além disso, apresenta uma resistência interessante a elevadas temperaturas e resistência igualmente para choques.
Vale destacar a essa altura que comumente utiliza-se o nome bateria VLRA gel para mencionar uma bateria apenas selada VLRA, mas não de gel. Isso acontece da mesma maneira que chamamos uma máquina copiadora de máquina de xerox.
As principais aplicações desses modelos consistem em sistemas de telefonia, indústria, controle de processos, ferrovias, usinas, fontes de energias renováveis, etc.
Como vimos a bateria selada VLRA gel é uma das mais versáteis efetivamente.
Por que investir em bateria selada VLRA?
Dentre as principais motivações que levam os consumidores a utilização desse tipo de bateria está sem sombra de dúvidas a maior segurança que o equipamento traz. Principalmente para utilizações em espaços fechados, por exemplo, da mesma forma garante que o risco de contaminação pela emissão de gases não ocorra.
Outro grande benefício desse tipo de equipamento acaba sendo igualmente a sua maior durabilidade. Todavia vale mencionar que a maior durabilidade está condicionada sobretudo ao uso de acordo com as recomendações do fabricante.