Baterias Tracionarias
Fabricação e reciclagem de Baterias Tracionarias
Publicado por:
Fragmentum Baterias Tracionarias
Tempo de leitura: 5 minutos
Fabricação e reciclagem de Baterias Tracionarias: A Associação Brasileira de Baterias Automotivas e Industriais (Abrabat) estima que o setor de baterias de chumbo ácido gera, anualmente, cerca de 300 mil toneladas de itens que ficam sem uso. Por isso, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) implementou um sistema que visa reverter esse quadro.
De acordo com o MMA, o Brasil tem como meta recolher mais de 16 milhões de baterias de chumbo ácido, gerando a reciclagem de 155 mil toneladas de chumbo até 2023. Isso é muito importante pois, além do chumbo recuperado, são extraídas outras matérias primas que voltam à cadeia produtiva ao invés de pararem em um aterro sanitário, como é o caso do plástico e do ácido sulfúrico. Dessa forma, ao mesmo tempo em que o meio ambiente fica menos poluído, a economia fica mais aquecida, pois são geradas novas fontes de emprego e renda.
As empresas que trabalham com fabricação e reciclagem de Baterias Tracionarias têm um papel fundamental nisso e precisam ter um posicionamento muito claro de consciência ambiental. Isso é extremamente importante para tornar o nosso mundo em um lugar melhor e mais seguro para todos.
Aqui na Fragmentum prezamos pela produção responsável e ecológica de Baterias Tracionarias, sem deixar de lado a qualidade. Seguimos todas as orientações previstas em lei e nossos acessórios possuem certificação ambiental.
Continue lendo este artigo e saiba tudo sobre a fabricação e reciclagem de Baterias Tracionarias!
As Baterias Tracionarias da Fragmentum são ecológicas
A fabricação e reciclagem de Baterias Tracionarias é feita com muita responsabilidade aqui na Fragmentum. Isso porque as Baterias Tracionarias possuem composições químicas fortes, tendo como principais componentes caixa metálica, aço carbono, chumbo e solução de ácido. A caixa reveste a composição interna, que é formada 90% por chumbo. Esse produto, em reação com solução de ácido, acumula energia dentro de suas células. Isso garante combustível para movimentar as máquinas e veículos alimentados pela Bateria Tracionaria.
A legislação orienta que haja muito cuidado para que não aconteçam vazamentos de chumbo e ácido sulfúrico durante a produção, uso, transporte, manutenção e armazenamento de Baterias Tracionarias. Vazamentos podem causar contaminação no solo, ar e água, além de expor quem tiver contato com esses materiais.
O processo de fabricação das Baterias Fragmentum é ecologicamente correto, limpo e feito com qualidade. A produção é realizada de forma que não degrada o meio ambiente e sempre é reciclado o que é possível dos resíduos oriundos do processo de fabricação.
Como a Fragmentum segue todos esses cuidados em todas as fases do processo, possui todas as certificações, o que valida a preocupação com processo de qualidade e responsabilidade com o meio ambiente.
Como é feita a Reciclagem de Baterias Tracionarias
O chumbo, principal componente das Baterias Tracionarias, é um metal que pode ser reciclado diversas vezes, sem perder sua estrutura físico-química. Os outros componentes de uma bateria de chumbo ácido também possuem potencial para reciclagem.
Para garantir um bom processo de fabricação e reciclagem de Baterias Tracionarias, é essencial que empresas que trabalham com esses acessórios realizem um bom gerenciamento de resíduos, com o descarte correto.
O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), órgão consultivo e deliberativo do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), que é responsável por temas que dizem respeito à destinação final e gerenciamento de resíduos, criou, em 1999, a Resolução 257, que considerou os “impactos negativos causados ao meio ambiente pelo descarte inadequado de pilhas e baterias usadas” e também “a necessidade de se disciplinar o descarte e o gerenciamento ambientalmente adequado de pilhas e baterias usadas, no que tange à coleta, reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final”.
Essa resolução diz que os estabelecimentos que comercializam Baterias Tracionarias precisam aceitar a devolução das unidades usadas. Elas devem ser encaminhadas para os fabricantes, que “deverão conduzir estudos para substituir as substâncias tóxicas potencialmente perigosas neles contidas ou reduzir o teor das mesmas até os valores mais baixos viáveis tecnologicamente”.
Ou seja: se você comprou uma bateria conosco, deve descartá-la aqui na Fragmentum. Quando temos acesso a esses acessórios, fazemos a captação de resíduos de sucatas de chumbo oriundo de baterias e resíduos oriundos de limpeza de baterias. Essa captação é acoplada em tambores, que são enviados para um descarte ecologicamente correto. Seguimos todas as determinações da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), que é o órgão que fiscaliza e controla esse processo no estado.
Se você quer saber mais sobre o processo de fabricação e reciclagem de Baterias Tracionarias, entre em contato conosco! Temos uma equipe pronta para atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas. É só clicar aqui.