Gerenciamento de Resíduo
Gerenciamento de Resíduos: Sucatas de Baterias Tracionarias
Publicado por:
Fragmentum Baterias Tracionarias
Tempo de leitura: 3 minutos
Gerenciamento de Resíduos // Sucatas de Baterias Tracionarias: A Fragmentum faz um descarte ecologicamente correto
Gerenciamento de Resíduos: Ao comprar Baterias Tracionarias, adquira o produto com uma empresa que tem visão ecológica e preocupação ambiental, escolha a Fragmentum! A qualidade no atendimento e dos produtos é garantida e você ainda fica tranquilo por saber que a empresa fará o descarte correto para Bateria Tracionaria após o uso.
O Gerenciamento de Resíduos é Essencial
A Fragmentum tem uma elevada preocupação ambiental, que se faz cada vez mais necessária nos dias atuais.Por isso, sempre nos preocupamos em realizar o descarte correto das Baterias Tracionarias, já que ele é essencial para evitar prejuízos à natureza e à saúde humana.
O gerenciamento de resíduos é essencial quando falamos de Baterias Tracionarias, pois esses acessórios são altamente poluentes por conterem chumbo e ácido.
Conforme explicamos nesse artigo, os principais componentes necessários para a montagem de uma Bateria Tracionaria são caixa metálica, aço carbono, chumbo e solução de ácido. A parte interna do acessório é formada 90% por chumbo. Uma Bateria Tracionaria contém alto nível de chumbo porque precisa fornecer alta carga de energia elétrica para os equipamentos alimentados por ela.
Se um acessório com esse nível poluente for descartado de maneira incorreta, pode ser muito prejudicial ao meio ambiente. Por isso, é extremamente importante fazer o gerenciamento de resíduos e descarte correto para Bateria Tracionaria.
Descarte Ecologicamente Correto é Previsto em Lei
O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), órgão consultivo e deliberativo do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), que é responsável por temas que dizem respeito à destinação final e gerenciamento de resíduos, criou, em 1999, a Resolução 257.
Conforme explicamos aqui, essa Resolução considerou os “impactos negativos causados ao meio ambiente pelo descarte inadequado de pilhas e baterias usadas” e também “a necessidade de se disciplinar o descarte e o gerenciamento ambientalmente adequado de pilhas e baterias usadas, no que tange à coleta, reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final”.
Em resumo: Os estabelecimentos que comercializam Baterias Tracionarias precisam aceitar a devolução das unidades usadas. Elas devem ser encaminhadas para os fabricantes, que “deverão conduzir estudos para substituir as substâncias tóxicas potencialmente perigosas neles contidas ou reduzir o teor das mesmas até os valores mais baixos viáveis tecnologicamente”.
É totalmente proibido descartar as Baterias Tracionarias a céu aberto, seja em qualquer lugar da natureza ou em áreas urbanas. Também não é permitido queima-las em recipientes, instalações ou equipamentos não adequados.
Como a Fragmentum Realiza o Gerenciamento de Resíduos e Descarte Correto para Bateria Tracionaria
Tendo sempre como base que as Baterias Tracionarias não podem ser descartadas de maneira inadequada e devem seguir o padrão determinado pelo órgão ambiental, a Fragmentum realiza o descarte ecologicamente correto desses acessórios, fazendo a captação de resíduos de sucatas de chumbo oriundo de baterias e resíduos oriundos de limpeza de baterias.
A captação é acoplada em tambores, que são enviados para um descarte ecologicamente correto. Seguimos todas as determinações da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), que é o órgão que fiscaliza e controla esse processo no estado.