Baterias Tracionarias
Manutenção Corretiva de Baterias Tracionarias
Publicado por:
Fragmentum Baterias Tracionarias
Tempo de leitura: 4 minutos
Manutenção Corretiva de Baterias Tracionarias: Você sabia que realizar Manutenção Corretiva na sua Bateria Tracionaria pode evitar a necessidade de realizar seu descarte precoce? O procedimento visa corrigir alguns problemas que o acessório possa vir a apresentar.
Para entender mais sobre o tema e saber como você pode realizar manutenção corretiva de Baterias Tracionarias, continue lendo este artigo.
Do que é composta uma Bateria Tracionaria?
Os principais componentes de uma Bateria Tracionaria são caixa metálica, aço carbono, chumbo e solução de ácido.
A caixa reveste a composição interna, que é formada 90% por chumbo. Esse produto, em reação com solução de ácido, acumula energia dentro de suas células. Isso garante combustível para movimentar as máquinas e veículos alimentados pela Bateria Tracionaria.
Como conservar bem a Bateria Tracionaria e prolongar sua vida útil
As Baterias Tracionarias da Fragmentum possuem utilização média de oito horas trabalhadas e, por serem produzidas com elementos Premium, têm autonomia de 1600 ciclos. Porém, a expectativa de vida útil desses acessórios varia.
A durabilidade das Baterias Tracionarias está diretamente ligada aos cuidados que você tem com elas. Por isso, saber lidar corretamente com as baterias também diminui muito o risco de falhas nos equipamentos que a utilizam no dia a dia. Evitando imprevistos, você também evita gastos adicionais.
Conforme explicamos aqui, os cuidados diários que você deve ter para conservar a sua Bateria Tracionaria são seis:
- 1 – Ao terminar de usar o equipamento abastecido pela Bateria Tracionaria, desconecte-a e espere uma hora. Somente após este período você deve conectá-la ao carregador!
- 2 – Ligue o carregador.
- 3 – Aguarde o indicador do carregador mostrar que a carga da Bateria Tracionaria está concluída e desligará automaticamente. Evite cargas parciais.
- 4 – Desconecte a Bateria Tracionaria e espere mais uma hora. Depois disso, reconecte-a ao equipamento que a utiliza.
- 5 – Verifique os níveis de água. Caso não consiga visualizar o líquido, adicione água destilada ionizada até que seja possível visualizar. É importante ressaltar que esse processo deve ser executado sempre em final de carga, com o carregador ligado!
- 6 – Mantenha a Bateria Tracionaria sempre limpa, seca e sem oxidação.
Os cuidados semanais que você deve ter para conservar a sua Bateria Tracionaria são três:
- 1 – Nunca coloque água em excesso na Bateria Tracionaria.
- 2 – Nunca adicione ácido na Bateria Tracionaria.
- 3 – Ao completar, sempre remova os respingos.
Se, mesmo realizando todos esses cuidados, sua Bateria Tracionaria ainda apresenta algum tipo de problema, talvez seja necessário realizar a manutenção corretiva.
Quando e como realizar a manutenção corretiva de Baterias Tracionarias
Além dos cuidados acima, existe um cuidado trimestral que pode ajudar a evitar problemas na sua Bateria Tracionaria: Realize manutenção preventiva. Isso faz com que a Bateria Tracionaria tenha mais durabilidade!
Ignorar a importância da manutenção preventiva da Bateria Tracionaria, aliado ao uso prolongado do acessório, pode fazer com que ele tenha problemas. É aí que entra a manutenção corretiva de Baterias Tracionarias: Ela tem a função de corrigir algumas falhas e prolongar seu tempo de vida útil.
Se você constatou problemas e precisa realizar uma manutenção corretiva na sua Bateria Tracionaria, entre em contato com a Fragmentum! Contamos com uma equipe especializada e exclusiva para realizar o procedimento. Basta clicar aqui.
Como descartar uma Bateria Tracionaria
Se você já realizou a manutenção corretiva e sua Bateria Tracionaria ainda apresenta falhas, talvez seja o momento de realizar seu descarte. A Resolução CONAMA nº 257 de 1999 prevê que os estabelecimentos que comercializam Baterias Tracionarias são obrigados a aceitar a devolução das unidades usadas. Elas devem ser encaminhadas para os fabricantes, que “deverão conduzir estudos para substituir as substâncias tóxicas potencialmente perigosas neles contidas ou reduzir o teor das mesmas até os valores mais baixos viáveis tecnologicamente”.
Como explicamos aqui, é de obrigação dos fabricantes e comerciantes de Baterias Tracionarias “implantar os mecanismos operacionais para a coleta, transporte e armazenamento” dos acessórios usados. É totalmente proibido descartar as Baterias Tracionarias a céu aberto, seja em qualquer lugar da natureza ou em áreas urbanas. Também não é permitido queima-las em recipientes, instalações ou equipamentos não adequados.
Então, ao constatar que é hora de descartar a sua Bateria Tracionaria, você deve leva-la de volta ao fornecedor!