Baterias Estacionárias
O papel das baterias estacionárias em um sistema de energia fotovoltaica
Muito se fala sobre as baterias estacionárias, sobre como funcionam, o que são de fato e, sobretudo, quais são as vantagens desse equipamento. Hoje queremos conversar com você especialmente sobre baterias estacionárias em um sistema de energia, especialmente um sistema de energia fotovoltaica. Aqui você descobrirá tudo o que precisa saber sobre o assunto.
Publicado por:
Fragmentum Baterias Tracionarias
Tempo de leitura: 7 minutos

Quando falamos de energia fotovoltaica, a melhor opção acaba sendo a energia fotovoltaica off-grid. Esse modelo é independente, dessa maneira ele não se conecta com a rede de energia elétrica e entre as tecnologias disponíveis acaba sendo a mais indicada.
Se você optar pela implementação desse sistema, você não terá muitos problemas visto que sua implementação acaba sendo super simples e demanda de apenas quatro componentes importantes. São eles os inversores, as placas solares, as baterias e também os controladores de carga.
Apesar de ser inicialmente simples é fundamental que haja planejamento em todas as etapas para garantir que a quantidade de energia consumida não ultrapasse aquilo que foi capturado e nem tão pouco aquilo que está sendo armazenado.
Nesse sentido, a escolha dos componentes que irão compor o seu sistema acaba sendo fundamental e é preciso que você consiga fazer isso de maneira adequada, individualizando-os e comparando com as opções do mercado.
Hoje falaremos especialmente das baterias e como você pode escolher a sua para um sistema de energia fotovoltaica off-grid. Vem com a gente?
Baterias estacionárias em um sistema de energia fotovoltaica
A bateria é fundamental em um sistema de energia e por isso falaremos das baterias estacionárias em um sistema de energia para que você possa ter uma base e também um direcionamento quanto a como pesquisar e escolher mais adequada para você.
As baterias são fundamentais em um sistema off-grid, elas são responsáveis por fazer o armazenamento da energia capturada. A partir do seu armazenamento que você terá energia para posteriormente utilizá-la em dias em que não haja sol ou durante a noite, por exemplo.
Para começarmos é preciso pontuar que as baterias estacionárias em um sistema de energia não possuem energia alguma. O papel delas consiste justamente em armazenar a energia capturada e que posteriormente terá uso.
A mais indicada bateria para sistemas de energia fotovoltaica acaba sendo as baterias estacionárias. As baterias estacionárias permitem que se tenha uma corrente elétrica contínua por um longo período de tempo.
Nesse sentido se diferencia de outros modelos que trazem uma elevada demanda energética em poucos instantes. A bateria estacionária permite uma corrente contínua por um longo período de tempo, por isso inclusive permite que seja utilizada para a alimentação da casa a noite.
Vale destacar igualmente que as baterias estacionárias são indicadas para sistemas fotovoltaicos também porque suportam bem longos ciclos de descarga. Ou seja, são baterias que podem sofrer uma profunda descarga sem que isso comprometa a sua vida útil.
Baterias estacionárias x Baterias automotivas
As baterias estacionárias são comumente confundidas com as baterias automotivas. Muitas pessoas acabam confundindo-as, mas ambas apresentam particularidades que as diferenciam.
Todavia, por conta da similaridade que apresentam, algumas pessoas se perguntam se podem substituir a bateria estacionária pela automotiva.
As baterias automotivas são as mais comumente encontradas no mercado e justamente por conta disso, as pessoas tentam adequá-las para um sistema fotovoltaico.
Essa busca por adequação partindo do ponto que são baterias ligeiramente similares, pode gerar uma dúvida sobre as baterias automotivas.
Elas podem ser utilizadas? A resposta é clara, ela deve ser evitada. Ou seja, o indicado é que você de fato opte pela utilização da bateria estacionária que tem efetivamente todas as características para funcionar bem neste sistema.
Para exemplificar essa resposta, as baterias automotivas têm estrutura especialmente feita para estarem em veículos. Tem uma vida útil extremamente inferior às baterias estacionárias, podendo durar com isso dois anos. As baterias estacionárias utilizadas de acordo com as recomendações do fabricante podem superar dez anos de uso.
Além disso, baterias automotivas consistem em modelos feitos especialmente para estarem carregas o tempo todo e nesse sentido o alternador do carro realiza esse papel.
Outro ponto que merece destaque é quanto a corrente elétrica. Baterias automotivas possuem um mecanismo para a liberação de energia de maneira intensa por pouquíssimo tempo. A capacidade de descarga máxima desse tipo de bateria é de apenas dez por cento.
Baterias estacionárias suportam ciclos de descarga profundos. É possível que se descarregue a bateria em até oitenta por cento sem que isso prejudique a sua vida útil.
Risco de contaminação
Acaba sendo importantíssimo destacar que as baterias automotivas liberam gases que são tóxicos para nós. Todavia, como estão protegidas pelo capô do automóvel, tais gases são rapidamente dissipados e consequentemente são causam grandes danos, exceto para o meio ambiente.
Em um sistema de energia fotovoltaica, essa bateria estará comumente sempre próxima ao usuário que poderá acabar inalando esses gases e isso pode colocá-lo em risco.
Em um primeiro momento, é realmente muito tentador comprar uma bateria automotiva e tentar adequá-la para o sistema de energia fotovoltaica. Mas apesar dos riscos é preciso que você saiba que mesmo que a economia se mostre atrativa no início, no longo prazo será mais cara.
Dentre os principais motivos, como vimos anteriormente, a vida útil de uma bateria estacionária pode chegar a até cinco vezes mais do que uma bateria automotiva.
O papel das baterias estacionárias
As baterias estacionárias em um sistema de energia terão o papel de armazenar a energia excedida da captação.
Se o sistema está captando mais do que utilizando, a bateria será responsável por fazer o seu respectivo armazenamento para que em momento em que não há captação se possa utilizar o armazenado.
As principais baterias estacionárias para os sistemas de energia fotovoltaicas acabam sendo as baterias íon-lítio e chumbo-ácido.
Dentre as baterias estacionárias há diferentes modelos que você pode escolher que atenderão bem as demandas do seu sistema fotovoltaico.
Baterias estacionárias comuns
Essa como o nome sugere, é o modelo comum de bateria estacionária. A mesma possui placas de chumbo grossas que auxiliam na passagem de descargas de energia profunda.
Pode ser a opção perfeita para o seu sistema se ele for de pequeno porte. Sendo um sistema de pequeno porte uma bateria estacionária comum poderá supri-lo adequadamente.
Bateria estacionária VLRA
Esse modelo de bateria possui válvulas que regulam sua pressão e acaba sendo utilizada especialmente em ambientes controlados uma vez que não há a emissão de gases nocivos à saúde. Além disso, possui menor risco de possível explosão.
Essa é uma bateria de chumbo que passa por um processo de regulação por meio dessas válvulas. Isso traz segurança e confiabilidade em seu uso.
O sistema de vedação dessas baterias permite que tenham uso em ambientes fechados. O ideal, todavia, é que o mesmo tenha ventilação.
Bateria estacionária VLRA AGM
Essa bateria acaba sendo similar a bateria estacionária VLRA. Apesar da similaridade, esse modelo consegue aguentar temperaturas elevadas e maiores ciclos de descarga. Por essas características se torna uma opção de bateria mais resistente.
Esse modelo também permite uma carga mais rápida em comparação com a VLRA que vimos anteriormente. Por ser um modelo de bateria selada, dispensa manutenção. Sua vida útil pode facilmente ultrapassar dez anos. Para isso as recomendações de uso do fabricante devem acabar sendo rigorosamente seguidas visando a conservação do equipamento.