Baterias Estacionárias
O que é bateria estacionária e como ela funciona?
Publicado por:
Fragmentum Baterias Tracionarias
Tempo de leitura: 7 minutos
Você sabe o que é bateria estacionária? Vamos descobrir um pouco sobre o assunto? Muitas pessoas se perguntam se a mesma consiste em algo similar as baterias automotivas, será? É sobre isso que eu quero bater um papo contigo hoje. Continue aqui e descubra um pouco mais sobre o assunto. Aqui reuni informações sobre o que é a bateria estacionária e como ela funciona na prática.
As baterias denominadas de baterias estacionárias são muito similares as baterias automotivas, sobretudo em sua composição/construção. Aliás, muitas pessoas acabam confundido o uso de cada uma delas, mas ao conhecer um pouco mais sobre uma e outra se faz possível perceber que o uso tanto de uma quanto de outro acaba sendo bem distinto.
O que é bateria estacionária?
Já conseguiu ter uma ideia do que vem a ser uma bateria estacionária? Não? Bom, elas são similares as baterias automotivas embora sejam diferentes em inúmeros aspectos.
Se fosse contextualizar o que vem a ser poderia colocar que as baterias estacionárias são baterias projetadas para ciclos de descarga bem profundos e podem vir a ser descarregadas de maneira completa inúmeras vezes.
Ainda não parece devidamente claro? Calma lá!
As baterias estacionárias também podem ser mencionadas como baterias de ciclo profundo e são constituídas de maneira semelhante as baterias automotivas, mas com maior capacidade de descarga.
A melhor maneira de entender o funcionamento das baterias estacionárias acaba sendo justamente quando as comparamos com as baterias automotivas.
Certamente você já passou pela experiência de não conseguir ligar o carro por conta de estar sem uso a um certo tempo, não é mesmo? Isso não aconteceria se fosse uma bateria estacionária e justamente por isso essas baterias recebem esse nome, estacionária que vem de estacionar, de parar, de parada.
E como uma bateria estacionária funciona?
As baterias automotivas precisam estar constantemente em movimento, isso para que não apresentem problemas e impeçam você de utilizar o veículo, as baterias estacionárias funcionam de maneira diferenciada.
Ao contrário das baterias automotivas que precisam ficar em movimento justamente para evitar que o ácido e a água se separem as baterias estacionárias não apresentam esse problema e foram feitas para ficarem paradas se for necessário.
Há dois tipos de baterias estacionárias há a do tipo VRLA e igualmente as do tipo AGM. As estacionárias AGM ou Absorbent Glass Mat (Esteira de Vidro Absorvente em tradução literal) possui a sua mistura ácida presa em um tipo de fibra de vidro, ou manta de vidro para ser ainda mais específico.
Nesse modelo os componentes ácidos da bateria não causarão problemas a ela e dessa forma a mesma pode acabar sendo armazenada em estantes, torres e outros locais similares.
A principal vantagem desse tipo de estacionária acaba sendo que como os componentes ácidos ficam presos na manta de vidro a bateria pode ser utilizada em diferentes posições sem que haja preocupação com vazamentos.
As baterias do tipo VRLA ou Valve-Regulated Lead-Acid (Baterias de ácido chumbo que são reguladas por válvulas) possui a vantagem de não liberar gases. Os gases produzidos durante o seu uso são reaproveitados pela própria bateria, o que torna o seu uso muito mais seguro e consequentemente acaba sendo um modelo muito utilizado.
Essa segurança acaba fazendo com que se torne uma opção segura também para uso em aplicações domésticas.
Para que as baterias estacionárias servem?
Vimos acima que as baterias estacionárias do tipo VRLA são seguras para utilização em aplicação doméstica, mas você sabe exatamente qual o uso dessas baterias?
As baterias estacionárias podem ser usadas para os mais diferentes fins que você possa imaginar como, por exemplo, para os sistemas de telecomunicações para o sistema de energia eólica, para centrais de telefonia, iluminação privada e também pública, sistema de monitoramento remoto e alarmes. Isso para citar apenas algumas das aplicações que essa bateria pode ter no dia a dia.
Como são baterias que possuem uma durabilidade expressivamente muito maior do que as baterias automotivas atendem as mais diferentes atividades não deixando a desejar em absolutamente nada. Vale mencionar inclusive que tais baterias proporcionam segurança para fornecer e acumular energia para quando são requisitadas.
Dinâmica de funcionamento das baterias estacionárias
Agora que já vimos o que são as baterias estacionárias vamos ver um pouco mais detalhadamente como funcionam? Se você está pensando em utilizar as baterias estacionárias se faz extremamente fundamental conhecer como as mesmas funcionam antes de optar por sua compra e utilização.
Quando falamos de baterias estacionárias estamos falando de uma bateria que possui um filtro que impede a liberação de vapores tóxicos a nossa saúde. São liberados da bateria apenas hidrogênio que não é tóxico. Isso devido ao filtro que está no interior dessas baterias.
Por conta de não liberarem gases essas baterias podem ficar no mesmo ambiente com as pessoas, mas o ideal ainda assim é que seja possível o mínimo de ventilação.
Os eletrodos dessas baterias são mais pesados sendo compostos de chumbo com uma pureza que chega noventa e cinco por cento, ao contrário das baterias automotivas e essa é mais uma expressiva diferença entre ambas.
Vale destacar outra importante diferença entre às duas, as baterias estacionárias aguentam serem descarregadas em até oitenta por cento de sua capacidade e igualmente aguenta ciclos de carga e descarga muito superiores as baterias automotivas. Por isso podemos dizer que as baterias estacionárias possuem uma vida útil superior as baterias automotivas.
Informação importante
As baterias estacionárias apesar de mais seguras que as baterias automotivas precisam de um pequeno cuidado quanto a sua utilização. Elas devem ter acondicionamento em ambientes com temperatura de até vinte e cinco graus. Ou seja, o recomendado é que fiquem em espaços com ar condicionado ligado no no-break.
Por que a atenção quanto a temperatura acaba sendo importante? Manter essas baterias em temperatura superior a dez graus do recomendado faz a sua vida útil caia pela metade. Em contrapartida, mantê-las em temperatura abaixo do recomendado em dez graus igualmente aumenta a sua vida útil ao dobro.
Quando usar uma bateria estacionária?
Lembra que mencionei que muitas pessoas acabam confundido uma e outra? Vamos ver quando usar uma bateria estacionária e quando utilizar uma bateria automotiva?
A principal diferença que você precisa se atentar para escolher entre uma e outra é quanto a capacidade de liberação de energia que é bem distinta entre uma e outra. As baterias automotivas tem como característica a liberação maior de energia no momento da ignição, como o momento de partida do veículo. As baterias estacionárias são constituídas para liberarem energia aos poucos.
Nesse sentido, as baterias estacionárias não estão indicadas para equipamentos que possuem motor e precisam de uma rápida liberação de energia, sendo uma excelente opção para a utilização que demanda de energia constante.
A principal marca da bateria estacionária acaba sendo a sua capacidade de liberação constante de energia. Se você precisa de uma grande liberação de energia em um dado momento, como a ignição, por exemplo, as baterias automotivas são as mais indicadas e as baterias estacionárias nem mesmo atendem a essa especificidade.
Para a utilização de baterias automotivas lembre-se que as mesmas não podem ficar em ambientes fechados e muito menos próximos às pessoas como as baterias estacionárias e isso justamente pela emissão de gases tóxicos, o que não ocorre com as estacionárias.