Baterias Tracionarias
Quais os tipos de manutenção corretiva?
Publicado por:
Fragmentum Baterias Tracionarias
Tempo de leitura: 6 minutos
Quais os tipos de manutenção corretiva?: A manutenção corretiva de Baterias Tracionarias evolui muito e, por isso, atualmente, existe mais de um tipo de manutenção corretiva. Cada uma delas é indicada para um momento específico. Mas o objetivo de qualquer manutenção corretiva é sempre o mesmo: tornar o acessório utilizável novamente, em condições seguras.
Para conhecer quais os tipos de manutenção corretiva e entender qual é a mais indicada para realizar na sua Bateria Tracionaria que apresentou algum problema, continue lendo este artigo!
Como funcionam as Baterias Tracionarias
Com a evolução da tecnologia, a manutenção corretiva de Baterias Tracionarias não se resume mais a necessidade de ser realizada apenas quando o sistema sofre uma pane ou parada geral. Mas, para entender quais os tipos de manutenção corretiva e qual deles é o mais adequado para seu acessório, é preciso entender melhor o funcionamento das Baterias Tracionarias.
O acessório pode ser fonte de energia para muitos equipamentos e veículos, utilizados em inúmeros tipos de trabalhos. Por isso, para prover energia para eles, as Baterias Tracionarias possuem composições químicas fortes, como chumbo e ácidos.
O acessório é um produto complexo. Os principais componentes necessários para a montagem de uma Bateria Tracionaria são caixa metálica, aço carbono, chumbo e solução de ácido. A caixa reveste a composição interna, que é formada 90% por chumbo. Esse produto, em reação com solução de ácido, acumula energia dentro de suas células. Isso garante combustível para movimentar as máquinas e veículos alimentados pela Bateria Tracionaria.
A legislação orienta que haja muito cuidado para que não aconteçam vazamentos de chumbo e ácido sulfúrico durante a produção, uso, transporte, manutenção e armazenamento de Baterias Tracionarias. Vazamentos podem causar contaminação no solo, ar e água, além de expor quem tiver contato com esses materiais.
A manutenção corretiva pode aumentar a vida útil da Bateria Tracionaria
A duração de Baterias Tracionarias pode variar bastante. Mas, para se ter uma noção, a expectativa de vida útil das Baterias Tracionarias Fragmentum gira em torno de cinco anos ou mais após sua fabricação.
O tempo de vida útil das Baterias Tracionarias varia tanto porque depende totalmente da forma como são utilizadas e dos cuidados aplicados a elas. Diversos fatores são essenciais a serem observados para aumentar a expectativa de vida útil desses acessórios, como abastecimento de água e aferição de corrente elétrica nos calibradores.
E o procedimento de manutenção corretiva também pode prolongar a vida útil do acessório: Se a Bateria Tracionaria apresenta alguma falha, é muito provável que seja possível corrigi-la na manutenção, evitando a necessidade de descartá-la.
Mas é preciso conhecer quais os tipos de manutenção corretiva e entender qual é o mais adequado no momento para o seu acessório.
Quais os tipos de Manutenção Corretiva
Conforme explicamos acima, a manutenção corretiva não precisa ocorrer apenas quando o equipamento ou a bateria sofre uma pane ou parada geral. Ela também pode ser realizada quando é detectada queda na produtividade ou sinais de falha iminente.
Por isso, divide-se a manutenção corretiva em dois tipos: a planejada (programada) e a não planejada (emergencial).
Quais os tipos de manutenção corretiva: A manutenção corretiva planejada
A manutenção corretiva planejada (também conhecida como programada ou previsível) é realizada quando há uma falha potencial no acessório, ou seja, uma falha recente na Bateria Tracionaria, basicamente em estágio inicial. São os indícios de que algo está errado, mesmo que equipamento que utiliza a bateria ainda esteja desempenhando sua função. Um desses indícios de que algo está errado pode ser uma queda de desempenho em um equipamento, por exemplo.
Essa manutenção, como seu nome diz, pode ser planejada e programada, porque não é emergencial. Mas isso deve ocorrer apenas se a falha que o acessório ou equipamento apresentam não trouxer risco direto à segurança dos colaboradores que lidam com ela no dia a dia ou se a falha não está gerando problemas de qualidade.
E, mesmo assim, é importante ressaltar que uma bateria ou equipamento danificado é uma bomba-relógio, que pode parar a qualquer momento.
Quais os tipos de manutenção corretiva: A manutenção corretiva não planejada
Já a manutenção corretiva não planejada (também chamada de emergencial ou não previsível) é a manutenção corretiva clássica, que é realizada quando o acessório ou equipamento apresentam falha funcional. Esse tipo de falha se caracteriza quando o acessório já não é mais capaz de desempenhar sua função.
Como seu próprio nome expõe, a manutenção corretiva não planejada é feita de forma emergencial. Esse tipo de procedimento deve ser realizado quando ocorre a falha funcional, mas também pode ser realizada se:
- Houve algum acidente ou se existe possibilidade disso acontecer;
- Existe algum problema que esteja agredindo o meio ambiente ou se existe possibilidade disso acontecer;
- Existe algum problema que esteja comprometendo a qualidade do produto ou se existe possibilidade disso acontecer.
Quando utilizar a manutenção corretiva?
Recomenda-se que a manutenção corretiva seja aplicada em Baterias Tracionarias que não tem uso tão constante ou que possuam substitutas.
É interessante ressaltar também a recomendação de que a manutenção corretiva planejada seja realizada em acessórios cuja queda de performance não se converta em problemas de segurança e não afete a produtividade em geral.
Mas é importante frisar que, se for detectada uma queda de rendimento, a manutenção corretiva deve ser feita o mais rápido possível para evitar problemas maiores.
Se você ainda ficou com dúvidas sobre quais os tipos de manutenção corretiva, entre em contato com a Fragmentum! Contamos com uma equipe especializada e exclusiva para te atender!