Baterias Estacionárias
Qual o uso de uma bateria estacionária?
Publicado por:
Fragmentum Baterias Tracionarias
Tempo de leitura: 7 minutos
Você saberia dizer qual o uso de uma bateria estacionária? O equipamento possui diferentes aplicações as quais conversaremos hoje. Também falaremos um pouco sobre as características das baterias estacionárias para que você possa perceber e entender um pouco sobre a sua dinâmica de funcionamento.
As baterias estacionárias são muito similares com as baterias automotivas mas também se diferenciam em inúmeros pontos com tais equipamentos. As semelhanças, entretanto, são interessantes visto que algumas pessoas podem até mesmo chegar a confundia-las.
Apesar das semelhanças iniciais que podemos observar, as baterias estacionárias são destinadas para sistemas que apresentam uma necessidade de uma profundidade de descarga muito maior tais como nobreaks e sistemas de energia solar. Apenas com essas colocações iniciais você sabe o que vem a ser uma bateria estacionária e qual o seu uso?
Pensando em evitar que você confunda uma bateria estacionária com uma bateria automotiva, visto que isso realmente pode acontecer, resolvemos trazer esse guia com informações sobre as baterias estacionárias.
Aqui você vai encontrar informações sobre o que vem a ser uma bateria estacionária, qual os diferentes tipos, quais as aplicações e as vantagens desse tipo de equipamento.
Se você tem algum tipo de dúvida sobre bateria estacionária você chegou ao lugar certo.
Conhecendo uma bateria estacionária
Antes de partirmos para qualquer informação sobre a bateria estacionária é fundamental sairmos de um ponto comum. Ou seja, que saibamos o que de fato é uma bateria estacionária e como ela funciona na prática.
As baterias estacionárias são modelos de equipamentos projetados para ser utilizados em uma única posição. A posição a qual foram especialmente elaboradas.
Qualquer eventual alteração na posição de uso recomendada pode trazer riscos para os operadores, usuários, pessoas presentes no ambiente e para o equipamento que está sendo alimentado pela bateria.
Claro que há diferentes modelos de baterias estacionárias, há um modelo inclusive que pode ter seu uso em posições diferentes que acaba sendo a bateria selada VRLA, a qual falaremos em breve.
As baterias estacionárias foram projetadas para fornecerem uma corrente contínua de energia de maneira constante e também por muito tempo. Além disso, consiste em uma bateria que pode acabar sendo descarregada e carregada por muitos ciclos.
Aliás, vale mencionar que as baterias estacionárias são elaboradas para ciclos de descarga com grande profundidade. Tais equipamentos podem ter uma descarga de até oitenta por cento sem perder com isso qualidade ou tempo de vida útil.
O que favorece a grande quantidade de ciclos de carga e descarga que esse equipamento suporta, sem comprometimento de seu tempo de vida útil se justifica pela presença de espessas camadas de chumbo.
Sua principal característica acaba sendo ser uma bateria que pode sofrer ciclos profundos de descarga sem nenhum tipo de comprometimento.
Mas qual o uso de uma bateria estacionária?
Você deve estar se perguntando agora qual o uso de uma bateria estacionária, não é mesmo? O fato é que o uso de uma bateria estacionária pode variar e muito, sendo bem diversificado aliás. Baterias estacionárias possuem inúmeras aplicações, ou melhor, usos.
Dentre as principais indicações de uso das baterias estacionárias podemos citar, por exemplo, sistemas de telecomunicações, sistemas de monitoramento, sistemas de câmeras e de segurança em geral, caixas eletrônicos, sistemas de energia fotovoltaica, sistemas de iluminação sejam eles públicos ou privados, etc.
Apenas com a pequena lista acima você deve ter percebido que a aplicação de uma bateria estacionária é impressionante e pode com toda certeza atender a sua demanda, a depender do que você está procurando.
Como as baterias estacionárias funcionam?
Se você está pensando se a bateria estacionária serve para o que você precisa é fundamental conhecer como essa bateria funciona. Aqui resolvemos detalhar um pouco mais sobre o processo de funcionamento do equipamento para que você não tenha dúvidas quanto a escolha.
A bateria estacionária possui um mecanismo interessante que faz com que ela não seja nociva à saúde. Por meio desse mecanismo, a emissão dos gases produzidos em seu interior não acaba completamente liberados. Na verdade, a emissão dos gases não ocorre, apenas o hidrogênio é liberado e ele não é prejudicial para a nossa saúde.
Por não fazer a emissão de gases que são nocivos para a nossa saúde a bateria estacionária pode ser colocada em ambiente com outras pessoas. Todavia, para que isso seja feito, é necessário respeitar ao menos uma possibilidade de ventilação. Mesmo em um ambiente com outras pessoas, o ideal acaba sendo que o espaço tenha ventilação.
Os eletrodos presentes nessas baterias apresentam uma espessura maior do que as baterias automotivas. São feitos de chumbo e a sua pureza pode ser superior a noventa e cinco por cento.
As baterias estacionárias além de poderem descarregar até oitenta por cento sem prejudicar sua vida útil aguentam ciclos maiores de carga e descarga.
Controle da temperatura é fundamental
O controle de temperatura durante o uso das baterias estacionárias acaba sendo fundamental. Elas devem estar em temperatura de até vinte e cinco graus durante o uso. Para que a temperatura possa acabar sendo respeitada uma dica é que a mesma seja mantida em local com ar condicionado sem breaks.
Claro que para mensurar a temperatura do ar você deve levar em consideração o dimensionamento da bateria.
Vale destacar aqui que para a bateria utilizada acima da temperatura indicada a mesma perde consideravelmente tempo de vida útil. O tempo de vida útil da bateria pode chegar a dez anos, mas caso tenha seu uso feito dez graus acima da temperatura indicada pode ter esse tempo reduzido pela metade.
Modelos de baterias estacionárias
Abaixo reunimos alguns dos principais modelos de baterias estacionárias do mercado para que você possa avaliar qual melhor atende as suas necessidades.
VRLA
Essa consiste em um dos modelos mais conhecidos do mercado e acaba sendo indicada para ambientes controlados. É uma bateria onde a emissão de gases não ocorre, está isenta de manutenção e traz mais segurança para operadores e usuários.
Por conta das válvulas presentes nessa bateria, responsável pelo controle da pressão, acaba sendo possível utilizada e armazená-la em diferentes posições. Por exemplo, essa bateria pode acabar sendo guardada deitada sem que haja com isso qualquer tipo de chance de vazamento do seu material ácido.
Nobreak
Bateria nobreak consiste em outro modelo de bateria estacionária muito utilizada para sistemas de segurança, monitoramento, câmeras, dentre outros. A principal recomendação de uso dessa bateria consiste nos sistemas de pequeno e médio porte.
A vantagem desse modelo de bateria acaba sendo a boa aceitação de carga, assim como a VRLA também está livre de manutenção e apresenta boa confiabilidade.
A bateria nobreak pode ter seu uso em sistemas UPS, circuito de monitoramento, dentre outros congêneres.
Solar
Essa também consiste em um modelo de bateria estacionária. A mesma pode fornecer energia para qualquer ambiente esperado pelo usuário. Assim como a bateria nobreak possui uma boa aceitação de carga. Seu funcionamento é por meio de ciclagem e estado parcial de carga.
Essa bateria está indicada para sistemas de telecomunicações em espaços remotos tão como para sistemas de energia alternativa como energia eólica, solar, etc.
Dentre as principais vantagens desse modelo, temos a vida útil prolongada, o que acaba gerando economia evitando substituições precoces bem como desempenho superior e melhor eficiência para ciclos de carga e descarga.
Igualmente consiste em uma vantagem desse modelo de bateria estacionária a blindagem em três camadas.