O que são Baterias Tracionarias? | Fragmentum Baterias Tracionarias Whatsapp Fragmentum Baterias Tracionarias

Baterias Tracionarias

O que são Baterias Tracionarias?

Baterias Tracionarias são fontes de energia industriais utilizadas por Empilhadeiras Elétricas, Lavadoras de Pisos e outras aplicações.

Publicado por Fragmentum Baterias Tracionarias

Publicado por:

Fragmentum Baterias Tracionarias

Tempo de leitura: 4 minutos

O que são Baterias Tracionarias? | Fragmentum Baterias Tracionarias

O que são Baterias Tracionarias?: Quando falamos em baterias, de modo geral, logo pensamos naquelas “caixinhas” que servem para alimentar diversos equipamentos elétricos. Porém, o que pouca gente sabe é que existem vários tipos de baterias, para diversos usos e tipos de equipamentos.

Aqui vamos abordar um tipo pouco conhecido, mas que está presente em muitas coisas do nosso dia a dia, seja em um supermercado ou em uma obra da construção civil: A BATERIA TRACIONARIA.

Qual a principal utilidade de uma Bateria Tracionaria?

Utilizada como fonte de energia para equipamentos e veículos, as Baterias de Ciclo Profundo, ou só Baterias Tracionarias, são fabricadas sob encomenda por possuírem características únicas e composições químicas mais fortes, para entregar uma maior condutividade elétrica e uma duração superior.

Dentre os diversos equipamentos que podem ser abastecidos com as Baterias Tracionarias, os mais comuns são:

Funcionamento de uma Bateria Tracionaria

As Baterias Tracionarias agem através de uma reação química entre o chumbo e o ácido sulfúrico, gerando a energia necessária para o funcionamento dos veículos e equipamentos que utilizam esse tipo de bateria.

Durante o processo de consumo da carga da bateria, o ácido sulfúrico é consumido pelas placas dentro da bateria, o que diminui a densidade e o nível de eletrólitos e a capacidade energética da Bateria Tracionaria. A esse processo, dá-se o nome de SULFATAÇÃO. Essa condição deve ser revertida rapidamente, pois o sulfato presente nas placas da bateria causa uma cristalização, que faz com que as mesmas percam a capacidade de absorver a energia proveniente do carregador. O carregador, por sua vez, causa o desgaste excessivo da Bateria Tracionaria, por não estar trabalhando de maneira correta.

Para reverter este estado da bateria, deve-se realizar o processo de DESSULFATAÇÃO, de modo que a bateria reabsorva os cristais na solução eletrolítica, devolvendo a densidade inicial da mesma e restaurando a funcionalidade correta da Bateria Tracionaria.

Você pode ler mais sobre essas reações em nossos textos sobre “Sulfatação” e “Dessulfatação”, aqui no blog da Fragmentum.

As Baterias Tracionarias da Fragmentum possuem uma utilização média de 8h trabalhadas, produzidas com elementos PREMIUM, para autonomia de 1600 ciclos. A recarga das baterias deve ser realizada em até 2 horas após sua descarga, evitando-se também a utilização de mais de 80% de sua capacidade total.

A expectativa de vida útil das Baterias Tracionarias gira em torno de 5 a 8 anos após a sua fabricação, variando de acordo com sua manutenção correta e seu processo de carga e descarga.

Dicas de manutenção e segurança para as Baterias Tracionarias

Já falamos aqui em nosso blog sobre os “Cuidados com Baterias Tracionarias”, porém algumas dicas importantes devem ser observadas novamente para garantir a durabilidade da bateria e a segurança de quem trabalha com ela:

  • Observe o nível de carga da Bateria Tracionaria e assegure-se de que o processo de carga será iniciado quando a mesma atingir 1,70 v.p.e. e nunca antes disso, para garantir o melhor funcionamento e durabilidade da bateria;
  • Assegure-se também que o nível de carga não seja inferior a 1,70 v.p.e. para que não ocorra o esgotamento total da capacidade da bateria tracionaria;
  • Quando iniciado o processo de carga, aguarde até o final do mesmo. Nunca interrompa esse processo, para que não haja um aumento de temperatura que poderá gerar danos permanentes às placas, diminuindo sua vida útil;
  • Respeite sempre o prazo de descanso de pelo menos 1 hora antes de colocar a Bateria Tracionaria em funcionamento novamente;
  • Mantenha a parte externa e as conexões da bateria sempre limpas e secas. Observe também se as rolhas estão instaladas e apertadas nas tampas dos elementos internos.

Lembre-se sempre de que, para manusear as Baterias Tracionarias, deve-se estar utilizando os equipamentos de segurança adequados, como luvas de borracha, avental de PVC, botas de borracha e óculos de proteção, para evitar acidentes com os materiais químicos presentes nas baterias.

Em caso de dúvidas, a Fragmentum mantém canais de comunicação constantes. Converse com nossos técnicos, solicite uma visita ou agende sua manutenção preventiva para Baterias Tracionarias.

ebook

CUIDADOS COM BATERIAS TRACIONARIAS